Urbanismo: livro analisa Brasília e outras cidades

Por Chico Sant’Anna* |

Em sessenta artigos escritos com bom humor, Geraldo Nogueira questiona o papel dos urbanistas no planejamento das cidades. Quem as controla?

Em tempos de mudanças radicais no projeto urbanístico de Brasilia, com a criação de novos bairros, a mudança de destino de uso, transformando bairros residenciais em comerciais é importante ir beber na fonte de quem sabe.

Discutir as cidades, seus códigos e suas peculiaridades: esse é um dos pontos que o arquiteto e professor aposentado da Universidade de Brasília, Geraldo Nogueira Batista, pretende com seu novo livro. Alquimia Urbana, primeiro autor homem do Coletivo Maria Cobogó –  grupo que só editava até então escritoras mulheres –  veio para questionar as cidades, seus traçados, seus erros, acertos e desvios.

Agregando uma experiência de 40 anos como arquiteto e urbanista, Geraldo Nogueira questiona o papel dos urbanistas no planejamento das cidades. Quem as controla ? Essa e outras questões são contempladas com seriedade e bom humor em sessenta artigos escritos. A maioria deles sobre Brasília, de quem o autor possui uma visão amorosa e crítica.

Geraldo Nogueira Batista trouxe para as páginas de Alquimia Urbana também suas análises realizadas a partir de suas andanças pelo mundo. Dessa forma, diversas cidades, como o Rio de Janeiro, Dresden, Fez, Berlim , Mendoza e muitas outras foram contempladas em suas considerações.

Geraldo Nogueira Batista / Foto Nelson Fleury

***

*Chico Sant’Anna é jornalista e documentarista. Natural do Rio de Janeiro, vive em Brasília desde 1958, partilhando um olhar diferenciado sobre a cidade em https://chicosantanna.wordpress.com/, onde o texto acima foi publicado em 26/07/2021.

 

O livro ALQUIMIA URBANA (2021), de Geraldo Nogueira Batista, selo editorial Maria Cobogó pode ser adquirido no Sebo Dom Caixote ou pelo email [email protected]