Christiane Nóbrega
Como é maravilhoso o universo da imaginação infantil! Adoro o mundo onde se pode voar, conversar com bonecas de pano e atravessar o planeta com um pó mágico. Onde perguntas são permitidas e as respostas nem sempre são tão importantes assim. Nem precisa dizer o quanto curto literatura infantil, cinema, teatro e contação de histórias, né?
Aqui, ir à livraria é um programa de família, cada um tem direito a um livro. Sempre vou direto à seção infantil. Muitas vezes perdida sem saber exatamente o que comprar, acabo comprando alguma coisa dos consagrados – ou uma Ruth Rocha ou uma Ana Maria Machado ou até mesmo Ziraldo -, aí o tiro é certeiro. Prometo que ainda falaremos muito por aqui desses incríveis autores de literatura infantil brasileira.
Mas aí quando decido inovar nem sempre o resultado é bom. O final da história pode ser um programa ruim e em outras um lindo final feliz! Mas, ora, queremos mais finais felizes! Como? Falando sobre isso com outras mães! Que tal? Vamos?
O Blogue das Marias é um espaço perfeito para indicar um livro maravilhoso que ganhamos de uma amiga querida, que também é mãe. O livro é o “Minhocas de Sabina” de Juliana Zancanaro, com ilustrações de Paula Kranz, publicado pela Franco Editora.
Confesso que ao ver o livro, logo pensei ser um plágio do livro “Minhocas” de Luana Chnaiderman de Almeida, com ilustrações de Deco Farkas editado pela Cosac Naify.
Eu estava errada e tive uma boa surpresa.
É bem verdade que ambos tratam das ansiedades nossas de cada dia. São representadas pelas minhocas que não desistem de nascer e crescer nas nossas cabeças, mas cada uma a seu modo. O livro da Luana é mais denso e apropriado para crianças maiores, uns 10 anos eu diria, e o da Zancanaro com uma abordagem mais leve, bem-humorada e colorida, voltado para crianças mais novas.
Assim, a Sabina virou uma aliada aqui em casa! Quando minhocas bobas teimam em crescer na cabeça da turma, já sei! É dia de ouvir a Sabina e aprender como se livrar dessas teimosas grudentas que não desistem de crescer! Recomendo!
Christiane Nóbrega é escritora, advogada e mãe. Foi finalista do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil e é obcecada pela correção dos textos voltados para esse público. É a risada mais gostosa do Coletivo Maria Cobogó, do qual é uma da fundadoras.
Juliana Zancanaro é escritora, atriz, publicitária e produtora. Adora dançar e misturar tradições e ritmos. Contar histórias é seu forte e faz do projeto teatral Alexandria Conta e Cria, a menina de seus olhos. alexandriacontaecria.blogspot.com.br
Adorei o texto.
Não seria interessante ter uma fotografia da autora ao lado da biografia?