O Lobo Mau e a Dopamina - Maria Cobogó
18378
post-template-default,single,single-post,postid-18378,single-format-standard,translatepress-pt_BR,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

O Lobo Mau e a Dopamina

Solange Ciannehttps://mariacobogo.com.br/escritoras/solangecianni/

Antigamente, em todas as culturas do mundo, os contos eram responsáveis pela transmissão de identidade e valores importantes como a ética, o respeito, a cooperação e códigos da sociedade.

As histórias eram contadas e passadas de geração a geração para humanizar as pessoas, provocando reflexões a respeito da vida, do bem e do mal, das escolhas e decisões, facilitando a visão de futuro e o autoconhecimento, sempre de maneira simples, misteriosa e divertida.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, a atenção foi reduzida ao tempo de uma mensagem de WhatsApp. Recebemos muitas mensagens por minuto, na maioria das vezes sem conexão umas com as outras, provocando um pensamento fragmentado, sem sequência e facilitando a cultura do descartável e do desafeto.

A linguagem simbólica ou poética que, na maioria das vezes, é usada nos contos clássicos, favorece criar boas relações com a própria vida e com as pessoas da convivência diária, colaborando na superação de conflitos, na tolerância à frustrações e despertando a criatividade e a imaginação .

Além disso, ajuda na estruturação e ordenação das ideias, do tempo e do espaço e no enriquecimento do vocabulário, pois a palavra provoca um impacto muito profundo no ser humano. Também cria laço afetivo profundo entre quem conta e quem escuta.

Quando ouvimos uma história fantástica, todas as áreas do cérebro são ativadas, liberando várias substâncias, dentre elas a dopamina, responsável pela alegria e boa memória.

Acho que já temos motivos suficientes para iniciar imediatamente a Hora dos Contos Clássicos em casa e na escola. Preparem um cantinho acolhedor, enfeitado de magia e afeto e experimente. Garanto que vai ser um sucesso!