EXPLODINDO SETEMBRO - Maria Cobogó
18374
post-template-default,single,single-post,postid-18374,single-format-standard,translatepress-pt_BR,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-16.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

EXPLODINDO SETEMBRO

por Ana Maria Lopes |

Ao fazermos um levantamento e avaliação das atividades do Coletivo Editorial Maria Cobogó em seu primeiro ano de existência, levamos um susto – ou uma agradável surpresa, melhor dizendo. Foram 22 eventos literários onde levamos, debatemos, expusemos e mostramos a literatura que se faz no Distrito Federal. Rodamos o Centro-Oeste e ultrapassamos nossos limites geográficos levando o nome Maria Cobogó a Paraty, Poços de Caldas, São Paulo, Belo Horizonte e Guarujá.

Queríamos fazer a diferença e para isso nascemos.  

Após um ano, setembro vem com sua seca, com os ipês floridos, com as paineiras cobrindo o chão de “neve” tropical, com a força do advento da primavera.

E com o poder que a literatura nos confere, setembro chega repleto de atividades que justificam nossa persistência e nossa luta.

Sozinhas ou em grupo, saímos pela cidade nessa tarefa de difundir nossos livros, formar leitores, dialogar com o público, editar novos autores e abrir espaços para a leitura.

Começamos setembro fazendo uma entrevista com o escritor coreano Kang Byyoung Yoong numa parceria com a Associação Nacional de Escritores (ANE), o Instituto de Tradução de Literatura (LTI Korea) e a Topbooks Editora na abertura do IV Concurso de Ensaios de Literatura Coreana.

O Festival Literário do Cerrado (FLIC) da cidade de Ipameri, GO, vai contar com uma Maria Cobogó conversando sobre formação de leitores e a importância do livro. No mesmo evento vamos lançar o livro Extratos de Conta-Corrente, de Sandra Daher, editado pelo Coletivo.

Um super lançamento de três livros editados pelo selo MC vai ser realizado no próximo dia 23. Solange Cianni nos traz “Cigarras, Lagartas e outras Marias”; “Liberdade É” vem com a voz de Maria Coeli e sua escrita realista; e Sandra Daher lança seu primeiro livro de poemas – “Extratos de Conta-Corrente”.

Fechando setembro o Coletivo Maria Cobogó estará, como co-organizadora, no evento A Outra Margem, feira literária e rodas de conversas no Ernesto Café.

Assim, nos sentimos como os ipês que arrebentam em flores amarelas nesse setembro de tanta fertilidade, trabalho e amor aos livros. Assim, reafirmamos a fé na vida, nas pessoas e na transformação pela literatura.

***

AGENDA

Dia 19/9 – Lançamento livro da escritora Sandra Daher no Festival Literário do Cerrado – FLIC, às 20h – Ipameri GO

Dia 23/9 – Lançamento triplo. Local: Loca Como Tu Madre – 306 Sul a partir das 18h00 – Brasília DF

Dia 28/9 – Feira Literária A Outra Margem. Local: Ernesto Café  – 115 Sul de 9h00 às 18h00 – Brasília